Idiomas

Drupal em Português do Brasil: O Guia Definitivo da Última Semana

Durante o tempo em que eu trabalhei com Drupal, muita coisa evoluiu no modo de instalar e manter sites multi-idiomas ou em um idioma diferente do inglês. No entanto, o pouco material disponível em português sobre o assunto não se manteve atualizado para cobrir as últimas e melhores alternativas disponíveis.

Este guia foi criado para demonstrar as melhores formas de instalar e manter atualizado um site em Drupal em português do Brasil ou em múltiplos idiomas. Assim como aconteceu com os materiais anteriores, esses métodos podem ser melhorados e este texto ficar desatualizado, por isso eu o chamo de "O Guia Definitivo da Última Semana".

Este guia está dividido em três partes: Nesta primeira eu ensino a instalar o Drupal do zero já em português do Brasil, na segunda mostrarei como adicionar traduções a um site em Drupal já instalado, e a terceira será a dica de um módulo para fazer tudo isso com menos esforço.

Índice

Antes da instalação

Então, suponhamos que você pretenda criar um novo site na plataforma Drupal em português do Brasil, e ainda não tem a instalação pronta. Antes de começar, entenda como a internacionalização do Drupal funciona:

Por padrão, todo o código do Drupal está escrito no idioma inglês. Cada vez que um visitante acessa seu site, o sistema se encarrega de determinar qual será o idioma usado nele por uma série de processos (que não cabe entrar em detalhes aqui), e, uma vez definido, todos os textos da interface do site passarão por uma função encarregada de traduzí-los para o idioma selecionado.

No entanto, alguns textos não passam por esse processo. Textos definidos por configurações do site, por exemplo, não são traduzíveis, pois a equipe de tradução do Drupal não pode saber quais textos os administradores do site irão usar em suas configurações.

Um problema conhecido do Drupal é que, no momento em que é feita sua instalação, alguns textos são copiados de sey código para configurações no banco de dados. Esses textos, no momento em que estão sendo copiados, passam pela função de tradução, mas uma vez que eles são salvos como configurações, eles não são mais traduzidos depois.

Por isso, para ter um site completamente em português, o mais recomendado é fazer a instalação dele já com a tradução. Por outro lado, para ter um site de múltiplos idiomas, é comum fazer a instalação inicialmente em inglês, pois esses textos "problemáticos" estarão em uma língua mais falada internacionalmente.

É importante notar que esses textos são bem específicos e raros de encontrar, portanto não se preocupe se você já instalou o Drupal sem tradução. Também devo lembrar que, apesar dessa falha, ainda é possível fazer sites completamente multi-idiomas com o Drupal, usando módulos contribuídos para corrigir esse e outros problemas de tradução.

Baixando o pacote de tradução

Os pacotes de tradução para português do Brasil, tanto do Drupal em si quanto dos módulos contribuídos (quando disponíveis), podem ser encontrados no seguinte endereço: http://localize.drupal.org/translate/languages/pt-br.

Caso você queira baixar a tradução para o núcleo do Drupal, nessa página a tabela Drupal core lista a tradução para as últimas versões disponíveis. Baixe aquela equivalente a versão principal que você estiver usando (por exemplo, se você está usando o Drupal 7.6, você pode baixar a tradução para Drupal 7.7, e vice-versa, mas o ideal é sempre baixar a última disponível da série 7.x), e você deverá receber um arquivo chamado, nesse exemplo, drupal-7.7.pt-br.po.

Assim como o núcleo do Drupal, os módulos adicionais também podem ter traduções disponibilizadas nesse site. Os módulos mais usados têm a tradução disponível na página inicial, para os outros vá até a página http://localize.drupal.org/translate/downloads e digite, na caixa Pick a project, o nome do módulo que você quer encontrar. Procure pela linha Portuguese, Brazil e você irá encontrar os links para o download das últimas versões disponíveis das traduções.

Instalando o Drupal em português

Imagino que você já saiba fazer a instalação do Drupal em inglês. Esse artigo não cobre essa parte e caso você não saiba, procure o Guia de Instalação do Drupal-br (http://drupal-br.org/instalacao).

Uma das telas iniciais do processo de instalação do Drupal irá pedir para você selecionar o idioma da instalação. Para instalar o Drupal em um idioma diferente do inglês, você precisa ter o arquivo do pacote de tradução.

Baixe o pacote para o Drupal core na versão que você estiver usando (veja a seção Baixando o pacote de tradução, acima).

Agora, copie esse arquivo para a pasta profiles/standard/translations, dentro da pasta do Drupal. Note que esse diretório será usado pelo perfil de instalação standard. Caso você queira instalar com outro perfil, use o diretório translations dentro do diretório do perfil correspondente (você pode criar um diretório translations caso ele não exista).

Notas para o Drupal 6: No Drupal 6 o perfil de instalação padrão se chama default, portanto você deve colocar o arquivo na pasta profiles/default/translations. Assim como o Drupal 7, caso você queira usar um perfil de instalação diferente, você deve copiar o arquivo de tradução para o diretório do perfil correspondente. No Drupal 6, também é preciso renomear o arquivo para que o nome dele contenha apenas o código do idioma e a extensão. Por exemplo, se ele se chama drupal-6.22.pt-br.po, renomeie-o para pt-br.po.

Por fim, abra novamente a página de instalação, ou atualize ela se já estiver aberta, e, na página de seleção de idioma, se tudo deu certo, aparecerá a opção de idioma Portuguese, Brazil. Basta selecionar essa opção e prosseguir a instalação normalmente para ter seu site instalado em português.


Então é isso. No próximo artigo eu ensinarei como adicionar um novo idioma e novas traduções a um site em Drupal já instalado. Acompanhe assinando o feed em http://danillonunes.net/feed.


Atualização: O próximo artigo já está no ar: Drupal em Português do Brasil - parte 2

Categoria: 

Comentários

Enviado por Anderson em

Gostaria de aprender a traduzir um site do drupal já instalado.

Obrigado.

Enviado por Nona em

Para projetos de localização, eu recomendo esta plataforma online de tradução do softwares - https://poeditor.com/

Comentar